Receitas da Pascoa Russa

by / domingo, 05 maio 2013 / Published in Culinária russa‎, Cultura

PASKHA

Paskha2

Uma sobremesa tradicional da Páscoa russa feita com queijo fresco, creme de leite fresco, manteiga, açúcar, passas, frutas cristalizadas, nozes e amêndoas, enformados em fôrma de madeira que lembra uma pirâmide com símbolos de Páscoa. Na decoração com frutas cristalizadas escreve-se as letras X e R (renascimento de Cristo).

Ingredientes:

1 kg de ricota
1 xícara de manteiga sem sal
3 gemas
2 xícaras de açúcar de confeiteiro
1 colher de sopa de gelatina sem sabor, amolecida em 2 colher de sopa de água fria
2 colheres de chá de baunilha
1 xícara de creme de leite batido
2 colheres de sopa de licor de laranja
¾ de xícara de amêndoas tostadas, cortadas em fatias
½ xícara de frutas cristalizadas
½ xícara de cerejas ao marrasquino, bem escorridas
bolinhas de goma para enfeitar
Modo de fazer:
Coloque a ricota numa tigela grande, adicione a manteiga e bata em baixa velocidade até obter um creme liso. Em seguida, adicione as gemas, uma de cada vez, sem para de bater. Acrescente o açúcar aos poucos, batendo sempre. Dissolva a gelatina na água, em banho-maria, e adicione-a a mistura de ricota. Acrescente a baunilha e bata bem. Bata o creme de leite com o licor de laranja e junte-os à mistura anterior. Depois acrescente as amêndoas, corte as cerejas em rodelas e as frutas em pedacinhos, acrescentando à mistura de ricota mexendo cuidadosamente. Forre um vaso de plástico com filme plástico. Despeje a mistura de ricota no vaso forrado, tampe com uma folha de papel de alumínio leve à geladeira de um dia para o outro. Desenforme cuidadosamente e decore com pedacinhos de frutas cristalizadas ou com bolinhas de goma.
KULITCH
Kulich

Ingredientes
 
2 pacotes de fermento biológico
4 a 5 xícaras de farinha de trigo
¾ colher de chá de sal
1 xícara de açúcar refinado
5 gemas de ovos
300 ml de leite integral, escaldado e amornado
225 gramas de manteiga derretida e mantida à temperatura de 45ºC
2 claras de ovos batidas em neve
½ colher de chá de açafrão dissolvida em 2 colheres de sopa de rum
2 xícaras de frutas cristalizadas (um mix de uvas passas, gengibre cristalizado, cerejas secas e cascas de laranjas cristalizadas)
1/3 xícara de lascas de amêndoas
6 colheres de sopa de água
Pequena quantidade de manteiga para untar as latas
2 xícaras de cobertura, do tipo pasta americana (feita com açúcar de confeiteiro)Modo de preparo

 
1. Unte as latas de alumínio com manteiga e, em seguida, forre com papel vegetal também untado com manteiga.
2. Misture o fermento biológico, 6 colheres de sopa de água, 1 colher de chá de açúcar e a farinha em uma tigela. Cubra a mistura e deixe-a descansar em um lugar quente e sem ventilação.
3. Bata as gemas de ovos e o açúcar até que formem um creme liso, e depois continue fazendo o mesmo movimento sem parar por aproximadamente 5 minutos. Quando a mistura estiver pronta, adicione o leite, a farinha e o sal. Misture a massa por 2 minutos.
4. Acrescente então a mistura feita com fermento, batendo por mais 2 minutos.
5. Adicione a manteiga derretida aos poucos, misturando em velocidade moderada. Deixe a massa descansar por 2 minutos, e depois teste a sua elasticidade. Se necessário, acrescente mais farinha.
6. Acrescente então as claras e a mistura de açafrão com rum. Uma vez pronta, junte à massa a xícara de frutas cristalizadas.
7. Coloque-a numa tigela untada e cubra-a. Deixe a massa crescer em um lugar quente e seco até dobrar de volume (2-3 horas).
8. Trabalhe a massa com as mãos, e depois coloque-a novamente na tigela. Cubra a massa por mais 2 horas.
9. Divida a massa entre as latas de alumínio, de modo que atinja um pouco mais da metade de cada recipiente. Reserve uma xícara com a massa. Cubra-a, deixando descansar por mais uma hora.
10.  Pré-aqueça o forno a 180°C.
11.  Faça tiras com a massa que restar. Coloque as tiras sobre as massas que estiverem dentro das latas, formando cruzes. Isso dará um toque a mais à cobertura do kulitch.
12. Coloque as latas no forno pré-aquecido. Asse por 15-20 minutos. Em seguida, aumente a temperatura para 200°C. Os pães das latas menores irão ficar prontos antes daqueles em latas maiores.  Para saber se o kulitch está pronto, enfie um palito na massa; se o mesmo sair limpo e seco, é porque está na hora de tirá-lo do forno.
13.  O último passo se trata de uma sabedoria local que parece funcionar como um passe de mágica: coloque uma toalha sobre um travesseiro macio, e delicadamente posicione o kulitch sobre a toalha. Role a lata cuidadosamente de um lado para ou outro do travesseiro por diversas vezes até que o kulitch se desprenda naturalmente da lata untada. Deixe o kulitch esfriar sobre o travesseiro por 40 minutos. Depois coloque a cobertura de sua escolha. Use as frutas cristalizadas que restarem e as amêndoas para decorar o kulitch da forma que quiser.

Deixe uma resposta

TOPO